Ilhota - As empresas
de lingerie de Ilhota têm quase tudo para crescer, porém,
um detalhe está emperrando o processo: a falta de trabalhadores
qualificados. Os empreendedores reclamam que se tivessem mão-de-obra
disponível poderiam produzir o dobro do que é confeccionado
hoje. Atualmente, as empresas produzem juntas aproximadamente 500
mil peças mensais entre biquínis, maiôs, cuecas
e lingerie.
Na tentativa de resolver o problema, a Prefeitura em parceria com
a Associação Comercial e Industrial de Ilhota
criou o Centro de Formação Profissional em Costura da
Moda. O curso já formou mais de 200 pessoas que ganham salários
entre R$ 200,00 e R$ 400,00.
No entanto, continua faltando gente qualificada para trabalhar com
a delicadeza da renda, do cetim e outros materiais nobres usados na
lingerie. O proprietário da Lingerie Eloeth, João
Luiz Cordeiro Neto, diz que quem quiser trabalhar deve procurar emprego
em Ilhota. "Se tivesse mão-de-obra-qualificada, poderia
estar produzindo 16 mil peças por mês." Hoje, a
empresa produz a metade..
O empresário, no momento, está preocupado em contratar
mais três profissionais para aumentar a produção.
"Vou abrir uma loja na FIP, nesse projeto da associação,
e vou precisar de mais produção." Para este ano,
a expectativa é de um incremento de 30% no faturamento.
HISTORICO DA LINHA:
A Estrada de Ferro Santa Catarina foi aberta com capital alemão
em 1909, ligando Blumenau a Ascurra, com a intenção
de se encontrar com a linha Itararé-Uruguai, então em
construção, próximo a Limeira (Herval do Oeste).
Pouco tempo depois, o Governo tomou a ferrovia. A partir daí,
avançou lentamente, chegando em Rio do Sul apenas em 1933 e
em Trombudo Central em 1958, jamais alcançando o entroncamento.
Em 1954, prolongara sua linha até o litorial, em Itajaí,
mas nem isso foi suficiente para revitalizar a ferrovia, extinta pela
RFFSA, já sua proprietária desde 1957, no ano de 1971.
Os trilhos foram arrancados logo depois, sob protestos da comunidade.
Desde então vem-se tentando reativar pelo menos um trecho da
antiga ferrovia, na região de Rio do Sul, com recolocação
de trilhos e o esforço de gente dedicada.
A ESTAÇÃO: A estação de Ilhota foi inaugurada
com o prolongamento da linha, de Blumenau até Itajaí,
em 1954. Desativada em 1971 com a supressão do tráfego
na ferrovia, foi finalmente demolida em 1982, é atualmente
(2001) ocupava por um antigo funcionário do DER, que a utiliza
como moradia. (Fonte: A Estrada de Ferro no Vale do Itajaí,
de Angelina C. R. Wittman, 2001)